A equitação de cavalos, também chamada de hípica, é uma modalidade de montar a cavalo. A prática pode ser feita com diferentes fins, como lazer, treinamento militar, de forma terapêutica para pessoas com deficiência ou como esporte.
De fato, a equitação é mais diversa do que muitas pessoas pensam e a veem apenas como uma forma de entretenimento. A equitação pode ser dividida em três modalidades:
– Adestramento: trata-se de uma atividade na qual o cavaleiro deve instruir para que o cavalo faça uma série de movimentos com as patas, sendo a pontuação definida pela execução, mas também pela beleza e leveza dos movimentos. Integra os Jogos Olímpicos desde 1912;
– Saltos de obstáculos: consiste no cumprimento de uma pista com obstáculos sendo a pontuação definida conforme cumpra-se mais obstáculos de forma satisfatória. Esse esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1900;
– Concurso completo: inclui uma competição nas quais os cavaleiros e amazonas, juntamente com seus cavalos, são avaliados considerando o adestramento, cross-country e salto e também faz parte dos esportes olímpicos.
Essas são as modalidades mais profissionais da equitação, mas não necessariamente a pessoa precisa ter essas ambições para iniciar a prática de montaria em cavalos.